• +55 51 3573.1995
  • GregoriSoft Blog

    NFSE - O QUE É E COMO FUNCIONA

  • NFSE - O QUE É E COMO FUNCIONA

  • A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal que foi criado para viabilizar a comunicação entre o prestador de serviços e a prefeitura do município. A NFS-e foi elaborada entre a Receita Federal e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), para viabilizar a integração e troca de informações entre contribuintes e municípios, reduzindo os custos para o contribuinte e para o município, aumentando o controle de arrecadação do ISS e facilitando a fiscalização. Sendo um documento de existência inteiramente digital e de responsabilidade do município, este deve fornecer o ambiente auditor e autorizador do documento eletrônico. A autenticação da NFS-e é realizada por meio do envio do XML do Recibo Provisório de Serviço (RPS) para o webservice da prefeitura. Caso os dados estejam corretos, é gerado o RPS e a comunicação está finalizada.
    Quem está diretamente ligado a este projeto é o prestador de serviço, que precisa emitir a nota para o cliente, a Prefeitura, que é responsável pela disponibilização dos webservices, e os desenvolvedores de software, que desenvolvem a comunicação.

    O Nosso Desafio
    Modelo conceitual não é obrigatório;
    Cada município implementa do jeito que quer - baseado ou não no modelo da Abrasf;
    Sem padronização para:
    Quantidade de serviços;
    Nome dos serviços;
    Quantidade e nome dos parâmetros;
    Formato do documento;
    Assinatura;
    Respostas dos serviços;
    Serviços complementares;
    Serviços de homologação e produção.
    Cada município possui uma regulamentação para formatos de impressão;
    Dificuldades com servidores dos municípios;
    Credenciamento;
    Falta de documentação atualizada;
    Eleições - a cada novo prefeito geralmente mudam os fornecedores, mudando os padrões do município.


    Apesar de todos estes desafios, a Gregorisoft consegue junto com seus parceiros e colaboradores homologar a maioria das cidades que possuem o serviço de NFSE, por isso que se destacamos no seguimento quando se trata de emissão de NF.